Quer entender a Bíblia?

sábado, 26 de janeiro de 2013

Sim, Deus criou o mundo em seis dias!


thechurchninja.com
 - - -
 - - - 
 - - -



A POLÊMICA ATUAL SOBRE GN 1 E 2
---
                Atualmente há muitos crentes que ficam confusos quanto aos capítulos 1 e 2 de Gênesis, porque o que é narrado ali não se encaixa de forma alguma nas teorias científicas que eles ouvem hoje sobre a origem do mundo.
                A ciência naturalista supõe atualmente uma idade de 4,5 bilhões de anos para o nosso planeta, enquanto se conferirmos na Bíblia, somando os anos revelados em toda a Escritura em textos bíblicos como “E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho (...), e pôs-lhe o nome de Sete (...) E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos. (...) E viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã.” (Gn 5:3,6,9)”, chegamos a não mais de 7.000 anos de Criação do mundo. A ciência naturalista supõe que nosso mundo evoluiu lentamente ao longo desses supostos bilhões de anos, enquanto que a Bíblia revela que o planeta foi criado repentinamente, no espaço de seis dias.
                Em vista dessas discordâncias, alguns crentes sugerem que: (a) a narrativa de Gn 1-2 não contenha necessariamente verdades científica, mas seja focada nas verdades religiosas; ou que (b) a narrativa não seja literal, mas seja simbólica; ou ainda que (c) os seis dias sejam considerados ‘eras’, não sejam dias de 24 horas.
                Poderíamos perguntar quantos crentes pensaram nessas hipóteses antes de surgirem as teorias científicas do século XIX, ou ainda, se tais teorias não tivessem surgido, por acaso alguém imaginaria essas possibilidades, o que, em caso de resposta negativa, nos induziria a pensar que tais crentes (?) querem corrigir a Bíblia pela Ciência.
                Mas em vez disso, verifiquemos se o restante da Bíblia suporta essas sugestões, afinal de contas, o melhor intérprete da Bíblia é a própria Bíblia.
               
a) A Bíblia esclarece se Gn 1-2 contém verdades científicas ou se foca em verdades religiosas?
                A Bíblia não faz essa classificação. Na visão bíblica, o que é verdade, é verdade, e o que é falso, é falso. Fazer uma distinção artificial, improvisada e forçada entre verdade religiosa ou verdade científica é uma maneira daqueles que crêem mais na palavra dos homens do que na Palavra de Deus dizerem, de forma indireta, que a Bíblia contém verdades religiosas, mas pode conter erros científicos. Entretanto a Bíblia diz: Tua Palavra é a verdade (Jo 17:17), Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nEle (Pv 30:5), toda a Escritura é divinamente inspirada (2Tm 3:16), a Escritura não pode ser anulada (Jo 10:35) e Deus (...) não pode mentir (Tt 1:2), portanto tudo que Ele diz na Bíblia, tem de ser verdade, tanto científica quanto religiosa.
               
b) A Bíblia esclarece se Gn 1-2 é simbólico ou literal?
                Sim! Sl 33:6,8,9 diz “pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo Espírito da Sua boca. (...) Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu”. Nada há de simbólico aqui. Devemos temer ao SENHOR, justamente porque Ele é tão poderoso a ponto de ter criado o mundo pela Sua Palavra. Vejamos como o verso 9 confirma uma Criação rápida: Deus falou e as coisas foram aparecendo, portanto, segundo Salmos 33:6,8,9, a narrativa da Criação de Gn 1-2 é literal.

c) A Bíblia esclarece se os seis dias de Gn 1 podem ser considerados ‘eras’, ou são dias de 24 horas?
                Sim! Em Ex 20:9-11 lemos: Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, (...) Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. Aqui temos um mandamento para que imitemos a Deus na divisão do nosso tempo semanal, Deus nos ordena que, assim como Ele criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, nós também trabalhemos seis dias na semana e consagremos a Ele o descanso de um dia por semana. Ora, se os dias da Criação fossem eras compostas por milhares ou milhões de anos, nenhum ser humano poderia cumprir esse mandamento, pois não viveria tempo suficiente. Portanto, este mandamento esclarece que os dias de Gn 1 são dias literais de 24 horas.

                Concluímos que as três sugestões acima são anti-bíblicas, pois contradizem a interpretação que a própria Bíblia faz de Gn 1-2.

- - -
- - -

QUAL A RAIZ DESTA DESCRENÇA MODERNA NA PALAVRA DE DEUS?
---
                Na verdade toda esta polêmica ocorre por causa de um conflito de filosofias: a do NATURALISMO contra a do SOBRENATURALISMO. 

                NATURALISMO é uma filosofia que afirma que tudo o que acontece no Universo é natural, ocorre dentro das leis da Natureza, e, portanto, pode ser examinado ou explicado cientificamente. Tal teoria aparece com mais força em nossa sociedade a partir do século XIX, e desde então, vem galgando espaço nos centros de formação de conhecimento (universidades e escolas, por exemplo) até se tornar a maioria do pensamento secular e tentar de todos os meios expulsar a Deus do pensamento humano contemporâneo. Essa filosofia é demonstrada, por exemplo, quando as reportagens jornalísticas sempre invocam a ‘Ciência’ para explicar determinado fenômeno observado, e tratam a opinião científica como autoridade máxima para explicar o mundo. 

                SOBRENATURALISMO é outra filosofia diferente, a qual afirma que, dentre as coisas que acontecem no Universo, a maior parte seria composta de eventos naturais, que ocorrem dentro das Leis da Natureza, e podem ser estudados cientificamente. Mas que ao mesmo tempo, no Universo TAMBÉM podem ocorrer eventos sobrenaturais, que não seguem as Leis da Natureza, e por isso, não podem ser estudados ou explicados cientificamente. 

                Será que teríamos a opção de decidir entre essas duas filosofias conflitantes?
                Diz a Palavra: Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1Co 15:1-4). Ora, aqui o apóstolo resume o Evangelho à sua forma mais básica e que deve ser crida por todo cristão, para que ele seja salvo. Reparemos que mesmo nessa forma mínima, o Evangelho já contém eventos sobrenaturais, como o das Escrituras Sagradas terem previsto exatamente o que Cristo iria fazer, bem como o fato dEle ter ressuscitado dos mortos. 

                Assim o cristão não tem opção, a não ser adotar a filosofia SOBRENATURALISTA. Caso ele adote a filosofia NATURALISTA, ele está contradizendo a sua própria confissão de fé, pois no NATURALISMO, eventos sobrenaturais não podem acontecer. Para se ter uma idéia, se um cientista naturalista presenciasse algum dos milagres de Jesus, ele iria dizer que estava diante de algum fenômeno natural desconhecido, e que precisava ser melhor estudado. Nenhum diálogo é possível com essa gente a não ser “O Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho (Mc 1:15)”.

                Porque, então, algum cristão sequer permitiria que teorias, hipóteses, idéias e suposições que nasceram de um ambiente de DESCRENÇA, a qual leva os homens para o INFERNO, terem algum crédito em sua mente, ao ponto de abalar a sua confiança na exatidão literal daquilo que DEUS DISSE sobre o modo como Ele criou o mundo? Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jr 17:5).

                Ora, o que Deus diz é que Ele criou o mundo de forma SOBRENATURAL, pelo PODER DA SUA PALAVRA.
                Não cabe então nenhum questionamento. A luz foi criada antes do Sol e das estrelas, os peixes e pássaros foram feitos da água, os animais terrestres foram feitos da terra, o primeiro homem foi feito do pó e a primeira mulher foi feita de uma costela.
                O que nós temos são SEIS DIAS DE MILAGRE CONTÍNUO; tudo narrado em Gn 1:1-2:3 é sobrenatural, até porque a Natureza é que estava a ser criada, não havia nada ‘natural’ ainda! É da demonstração do PODER INFINITO DE DEUS que estamos falando.
                Será que alguém pediria também alguma explicação científica para Jesus andar sobre as águas? Alguém quer saber como um pouco de barro curou um cego de nascença? Ou como Jesus multiplicou os pães? E limpou leprosos instantaneamente? E qual a explicação em termos naturais para a Ressurreição de Cristo? Para a Sua Ascensão? Sua Volta em glória? Se nenhum de nós pede explicação para os milagres de Jesus, porque o faríamos para o milagre de Deus criar o mundo em seis dias literais?

                Está fora do alcance da ciência naturalista examinar qualquer evento sobrenatural. Se há incompatibilidade entre a narrativa bíblica e alguma teoria científica, certamente é porque a teoria científica está errada, e ela sempre vai estar certamente errada quando negar a ocorrência de milagres que Deus revela ter realizado pelo Seu poder.
                Aliás, toda afirmação, idéia, hipótese, filosofia, ciência e teoria, de todo o mundo, em todos os tempos, ditas por quaisquer homens, sempre estarão CERTAMENTE ERRADAS em tudo que afirmarem em contradição a qualquer uma de todas as verdades que Deus afirma na Bíblia, ou mesmo de qualquer uma de todas as implicações lógicas possíveis das verdades bíblicas (veja especialmente Jo 10:34-36; e, novamente, Jo 17:17; Pv 30:5; 2Tm 3:16 e Tt 1:2).

           Se alguma harmonização entre a Narrativa Bíblica da Criação e as teorias científicas modernas fosse necessária (e que fique bem claro que não é), esta deveria ser feita sem rebaixar a Palavra à falibilidade, sem admitir erro na Escritura, nem mentira em Deus, nunca corrigindo a Bíblia pela Ciência, mas sempre corrigindo a Ciência pela Bíblia.
                Talvez pudéssemos dizer:
                “Que Deus criou o mundo e tudo que nele há, em seis dias literais, a poucos milhares de anos atrás, mas o criou com aparência de idade mais antiga. Sendo essa aparência de idade antiga aquilo que os cientistas estudam, esse é o motivo deles afirmarem uma idade antiga para o mundo.
                Tal como se, supondo nós que Deus criou Adão adulto, nós encontrássemos Adão um mês depois dele ter sido criado. O que vemos? Um homem aparentando uns vinte anos de idade. Jamais diríamos que ele tem apenas um mês de idade, pois um ser humano de um mês tem aparência de bebê, e não de adulto.
                Da mesma forma, Deus então teria criado de forma SOBRENATURAL um mundo adulto, e assim está fora da capacidade dos cientistas medir corretamente a idade deste mundo enquanto adotarem a filosofia do NATURALISMO, pois a mesma nega de forma fanática, irracional e injustificada, a possibilidade de eventos sobrenaturais.”
                Mas essa não é a maneira mais bíblica, nem a mais precisa, de se tratar esse assunto. Bem melhor é dizer ao naturalista:
                 
“ 
– Já sei que essa tal teoria está errada.
– Por quê?
Porque ‘ASSIM DISSE O SENHOR DEUS EM SUA PALAVRA’...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...