Quer entender a Bíblia?

domingo, 8 de julho de 2012

As orações do Velho Testamento (parte 01) - Gn 1-20




1 – A iniciativa de Deus na oração – Gn 3:6-10
'Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.'
“Pelo pecado, o homem obteve aquilo que não tinha antes (ao menos em operação) , isto é , a consciência – um conhecimento de ambos, do bem e do mal. Isto era algo que o homem não caído não possuía, pois o homem foi criado num estado de inocência e inocência é ignorância do mal. Mas tão logo o homem participou do fruto proibido, tornou-se consciente do seu pecado, e seus olhos foram abertos para ver sua condição de caído. E consciência, e instinto moral, é algo que é agora comum à natureza humana, isto é, é inerente ao homem, o que testifica sua condição caída e pecadora!
Mas não somente a consciência testemunha a perversão do homem, como é também uma das marcas da obra de um Criador pessoal. A consciência não pode ser realização do homem. Ele não teria estabelecido voluntariamente um acusador, um juiz, um perseguidor, de próprio peito. De onde, então, isto procede? Não é mais o resultado da educação, mas também é razão ou memória, embora possa ser cultivada como ambas. Consciência é a calma, serena voz de Deus na alma, testemunhando o fato de que o homem não é seu próprio mestre, mas responsável por uma lei moral que ou aprova ou reprova.
Ao se conscientizarem de sua vergonha, Adão e Eva imediatamente se esforçaram em esconder sua nudez, cosendo aventais de folhas de figo. Este ato foi muito significativo. Ao invés de procurar por Deus e abertamente confessar sua culpa, eles tentaram se esconder de Deus e deles mesmos. Assim tem sido sempre o caminho do homem natural. A última coisa que ele irá fazer é confessar diante de Deus sua condição perdida e arruinada[1]
"Deus o busca, não porque ele esteja separado de Seu conhecimento, mas de Sua comunhão"[2]

2 - Orações de acusação de Adão e Eva – Gn 3:11-13
'A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.'
'A serpente me enganou, e eu comi.'
“No lugar de uma confissão consternada do seu pecado, ele se desculpou – “E disse o homem: a mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”. 

CONTINUE LENDO...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...