Quer entender a Bíblia?

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação - Comentário de 1Ts 4-5


1Ts 4:1,2 – O apóstolo tinha dado mandamentos pelo Senhor Jesus aos tessalonicenses, de tal forma que eles já sabiam como viver de forma a agradar a Deus. O progresso deles, e de todo crente na santificação é um progresso na obediência. 

O crente cresce na mesma proporção em que é cumpridor da palavra, e não somente ouvinte (Tg 1:22). Então é necessário um esforço contínuo para obedecer cada vez mais. Ao mesmo tempo, o crente não pode alegar não saber o que deve fazer, porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires (Dt 30:14).






1Ts 4:3-8 – A santificação do crente na área dos relacionamentos se aplica em:


Abster-se da prostituição (…) porque não nos chamou Deus para a imundícia – “Prostituição” aqui significa não só as relações sexuais por dinheiro, mas todas as relações sexuais sem casamento ou antinaturais, em suma, todos os pecados sexuais.


Possuir o seu vaso em santificação e honra – A santificação requer um relacionamento que não descuide do aspecto espiritual, em que Deus seja invocado pelo casal para abençoar e guiar essa relação. A honra requer o respeito devido ao futuro cônjuge. As duas ordenanças se aplicam em trabalhar para obter o seu esposo ou esposa da forma prescrita por Deus, venerando o matrimônio e o leito sem mácula (Hb 13:4), isto é, reconhecendo a necessidade da aliança social e guardando a virgindade para depois que tal aliança possa ser efetivada, quando um novo lar puder ser formado pelo casal.


Não na paixão da concupiscênciaOs ímpios em seus relacionamentos colocam a satisfação dos desejos físicos em primeiro lugar, antes do desenvolvimento do amor e da efetivação da aliança social do casamento. Com isso demonstram desconhecer ao Deus santo e Sua ordenação, não só da pureza prévia, mas também de um compromisso profundo e vitalício, expresso pelas palavras: deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne (Gn 2:15).


Ninguém engane a seu irmão, (…) porque o Senhor é vingador destas coisasUsufruir do corpo de uma pessoa sem estar casado com ela é enganar, defraudar e roubar, porque o corpo de alguém só pode pertencer ao seu cônjuge (1Co 7:4). Assim como Deus castiga os ladrões de bens materiais, também aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará (Hb 13:4).






1Ts 4:9,10 – Os tessalonicenses aprenderam diretamente de Deus, isto é, do Espírito Santo, a amar uns aos outros. Podemos entender que Deus deu um abundante e espontâneo amor aos irmãos daquela jovem igreja, a tal ponto de não precisarem de exortação da parte do apóstolo. Ainda assim, ele diz: progridam nisso, amem-se cada vez mais! 

Assim não deve o crente parar de desenvolver aquilo que recebeu de Deus, julgando que o haja alcançado, mas deve sempre prosseguir para o alvo (Fp 3:13,14). Já não se trata de “leis”, com as quais é possível estar “pronto” depois das respectivas realizações, mas de uma nova vida de acordo com o coração de Deus e de Jesus, para cujo crescimento não há limites (1).






1Ts 4:11,12 - A santificação do crente inclui o exercício de uma vocação produtiva neste mundo. Mesmo no princípio, Deus pôs ao homem no jardim do Éden para o lavrar e o guardar (Gn 2:15). Assim o crente está ordenado a viver em paz, trabalhando pelo seu sustento de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens (Cl 3:23), onde quer que Deus o tenha colocado. Pois em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza (Pv 14:23).





1Ts 4:13-18 – Neste capítulo já diferenciou-se os crentes dos gentios pela santificação. Outra diferença aparece agora: que os crentes têm esperança na ressurreição dos mortos, que Cristo efetuará em Sua volta. Assim, o povo de Deus não deveria se entristecer quando um dos seus parte em Cristo, pois Deus os tornará a trazer com Ele. Se os mortos de Cristo voltam com Ele, é porque antes estavam em Sua presença. 

Esse é o ensino de Paulo, que disse ter o desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto era ainda muito melhor do que permanecer na carne (Fp 1:23,24). Ao ladrão na Cruz, o Senhor disse: hoje estarás comigo (Lc 23:43); e aos apóstolos disse antes da Sua morte: vou preparar-vos lugar (Jo 14:2). O lugar que Ele preparou é o monte Sião, e a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, a universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, onde estão os espíritos dos justos aperfeiçoados, na presença de Deus (Hb 12:22,23). 

Assim, quando o Senhor descer do céu, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, isto é, terão seus espíritos unidos aos corpos ressuscitados. Depois os crentes que estiverem vivos, [todos serão transformados num momento, num abrir e fechar de olhos (1Co 15:51,52)] e serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Então o consolo é que não só o crente reencontrará seus irmãos na fé, como essa reunião geral de todos os salvos, do passado e do presente, acontecerá no glorioso dia da volta de Cristo.






1Ts 5:1-11 – Como o crente deve viver na expectativa dessa volta de Cristo, ele vigia para estar sempre preparado, afim de receber o seu Senhor a qualquer momento, sem ter do que se envergonhar (Lc 12:35-48). Por isso, porque o crente é filho do dia, ele não mais vive em noitadas e bebedeiras, como os ímpios, que são da noite e das trevas fazem. Ele ocupa melhor o seu tempo aqui na terra em coisas que edificam a sua fé, seu amor e sua esperança, edificando e exortando uns aos outros, para que todos estejam sempre preparados para aquele grande dia.






1Ts 5:12-22 – Diversas exortações curtas são dadas em sequência:


Reconheçais os que trabalham e presidem – Recebendo em paz as suas admoestações, amando-os e estimando-os por causa da importância da sua obra.


Sejais pacientes com todos – Cuidando uns dos outros conforme a necessidade de cada um: o desordeiro precisa de admoestação, o desanimado precisa de consolação e o fraco precisa ser sustentado espiritualmente. Nunca retribuindo mal com mal, mas vencendo o mal com o bem (Rm 12:21).


Regozijai-vos sempre – Porque isso glorifica a Deus, demonstrando nossa confiança nEle, e manifestando a felicidade que é ter sido salvo por Ele.


Orai sem cessar – Que o crente cultive continuamente um espírito de oração, de tal forma que esteja sempre que possível falando com Deus. O costume de ter horários de oração diariamente também contribui para este fim, tal como o salmista que tinha sete horários (Sl 119:164), ou Daniel que tinha três (Dn 6:10).


Em tudo dai graçasPorque Deus pela Sua vontade decretiva está no controle de todas as coisas, as quais Ele faz contribuir juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28).


Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem – Estas quatro exortações devem ser consideradas juntas. A igreja não extingue o Espírito Santo (perde a comunhão com Ele) quando não despreza as profecias (as proclamações da Palavra de Deus que são feitas em seus cultos). Ao mesmo tempo não devemos aceitar cegamente tudo que nos é pregado, mas devemos conferir cada dia nas Escrituras se as coisas são assim (At 17:11), tal como também foi ensinado: falem dois ou três profetas, e os outros julguem (1Co 14:29).






1Ts 5:23,24 – A carta termina essa seção sobre santificação e esperança da vida cristã com uma oração e certeza que Deus mesmo tornará cada uma dessas coisas realidade na vida de cada pessoa que Ele salvou, porque fiel é O que vos chama; tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1:6).






1Ts 5:25-28 – A comunhão afetuosa de Paulo para com os irmãos se manifesta novamente no final da carta:

Mesmo sendo apóstolo, ele também precisa de oração, e manda uma saudação carinhosa a todos, demonstrando um exemplo de como devemos viver em igreja: orando uns pelos outros, e tratando-nos com afeto.


Lembra da importância de cada crente ouvir estas palavras que ele escreveu, porque Cristo fala nele (2Co 13:3), e as coisas que Ele lhes escreve são mandamentos do Senhor (1Co 14:37).


Por fim, lhes abençoa com a graça de Cristo, aquela que nos uma eterna consolação e boa esperança (2Ts 2:16,17).





(1) DE BOOR, W. Comentário Esperança – I Tessalonicenses, p. 32.







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...