Quer entender a Bíblia?

domingo, 23 de novembro de 2014

Foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão - Comentário de 1Tm 5-6


 
1Tm 5:1-2 – Admoesta-os. Os anciãos como a pais, os moços como a irmãos, as anciãs como a mães, as moças como a irmãs. Não devemos repreender nossos irmãos asperamente. Mesmo que eles errem, devemos tratá-los com toda a honra e respeito devido a cada um, considerando-os como se fossem da nossa própria família. De fato a igreja é chamada de Família de Deus (Ef 2:19), sendo composta dos novos irmãos, e irmãs, e mães, e filhos que recebemos, cem vezes mais, por amor de Cristo e do evangelho (Mc 10:29-30).


1Tm 5:3,5-7,9-15 - Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. A igreja deve cuidar das pessoas necessitadas, ainda mais se forem membros dela. Naquele contexto, eram as viúvas que corriam maior risco de ficarem desamparadas materialmente. Mas como evitar que alguma delas se aproveite da igreja e receba sustento sem necessitar ou merecer? Paulo estabelece alguns critérios para que a igreja selecione a quais viúvas hão de serem sustentadas:
A que espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações, que tenha mais de sessenta anos, que tenha sido mulher de um só marido, tendo testemunho de boas obras: se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. Em resumo, uma viúva verdadeiramente desamparada e crente. Mas não somente crente, mas atuante em boas obras e piedade. São as servas de Deus que a igreja deve sustentar, essas que por sua própria história de vida e de fé se fizeram merecedoras de sustento, caso precisem.
Em contraste, havia viúvas que viviam em deleites, levianas contra Cristo, tendo aniquilado a primeira fé, andando ociosas de casa em casa, paroleiras e curiosas, falando o que não convém, se desviando e indo após Satanás. Estas, por terem tão mau testemunho, não poderiam alegar sua condição de viúva para receberem sustento da igreja. A igreja não pode esquecer que a honra de Deus e do Evangelho deve estar em primeiro lugar. Elas que se casassem de novo e cuidassem de suas casas, e não ficassem na dependência da igreja. Senão, que deixassem de ser ociosas e trabalhassem.
A igreja pode e deve ajudar qualquer pessoa que se encontre em extrema penúria (Mt 5:42), mas à luz destes versos (1Tm 5:3-16) será sempre uma ajuda ocasional e paliativa, porque um sustento contínuo só deve ser dado a crentes de conduta verdadeiramente exemplar e que realmente não tenham qualquer outra possibilidade de se sustentarem.


1Tm 5:4,8,16 – Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família. Dentro dessa seleção necessária de quem deve receber sustento da igreja, Paulo manda perguntar pela família da pessoa necessitada. Seus filhos, irmãos, parentes, onde estão? Porque não a estão ajudando? Porque a igreja iria ser sobrecarregada, se existem os parentes para ajudar, o que é dever deles primeiramente? Se algum parente dela é crente, o caso se torna menos justificável ainda: se alguém não tem cuidado dos seus, negou a fé, e é pior do que o infiel. É bom e agradável a Deus que os filhos recompensem seus pais, e da mesma forma os parentes se ajudem em caso de necessidade, para que não se sobrecarregue a igreja.


1Tm 5:17-18 – Digno é o obreiro do seu salário. O ministro que governa uma igreja, traballhando na palavra e na doutrina, semeando as coisas espirituais (1Co 9:11), é digno de receber dobrada honra, isto é, salário. O ministro da igreja, tal como os antigos sacerdotes, também participa do que é consagrado no altar (1Co 9:13) tal como um boi que come do próprio pasto onde trabalha (1Tm 5:18; 1Co 9:9-10). Isso pelo motivo mais importante possível, porque o Senhor Jesus assim ordenou aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho (1Co 9:14).


1Tm 5:19-20 – Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Os pastores devem ser resguardados de acusações superficiais e infundadas. Mas se for verdade que o pastor comete pecado grave, deve-se demandar o arrependimento dele nos mesmos termos do processo de disciplina ensinado em Mt 18:15-17, inclusive com a repreensão pública ali ensinada, que é a repreensão da igreja para os que não se arrependem.


1Tm 5:21-23 – Guardes estas coisas. Aqui uma sequência de exortações pessoais: que Timóteo não deixe de pôr em prática tudo que está escrito nessa carta. Que ele não haja com parcialidade no ministério, favorecendo algum membros em detrimento de outros. Que não consagre alguém a um cargo precipitadamente. Que não tenha cumplicidade com os pecados dos outros. Que conserve a si mesmo puro, isto é, cuide de sua santificação pessoal. E ao mesmo tempo, que não esqueça de cuidar da própria saúde.


1Tm 5:24-25 - As boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. A verdadeira condição de uma pessoa, se ela é convertida ou não, descobre-se pelas obras que ela pratica. Mesmo que os homens possam nos enganar um certo tempo, a falsa conversão não ficará oculta para sempre. A santificação é algo que não pode ser escondido, ela transparece nos atos. Da mesma forma a perdição, que mesmo que disfarçada sob o manto de uma religiosidade externa, com o tempo a própria pessoa vai manifestar o que é no coração, pelas suas atitudes más. Esse detalhe Timóteo devia observar na vida dos membros da igreja, e nós devemos fazer o mesmo.


1Tm 6:1-2 - Estimem a seus senhores por dignos de toda a honra. Um escravo não devia desprezar e desonrar seu senhor, mas pelo seu bom comportamento e trabalho, trazer bom testemunho ao nome de Deus. Também não devia se aproveitar do cristianismo do seu senhor, mas por ser seu irmão deveria serví-lo melhor ainda. Se tal era a condição dos escravos, e tal a ordem para bem servirem em seus ofícios, muito maior será o dever de agir da mesma forma o assalariado livre de hoje, que recebe a devida recompensa de seu trabalho. Com muito maior liberdade, ele tem todas as condições de fazer de seu trabalho um ornamento da doutrina (Tt 2:10), trazendo pela sua lealdade e profissionalismo mais glória ao nome de Cristo.


1Tm 6:3-4 - Se alguém ensina alguma outra doutrina, é soberbo, e nada sabe. O padrão e o limite para tudo que é ensinado e praticado na igreja sempre deve ser as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. O que passar disso só servirá para contendas de palavras, que para nada edificam. Sobre tudo que os mestres ensinam, a igreja deve permanecer examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas são assim (At 17:11).


1Tm 6:5-10 – Aparta-te dos homens corruptos. Uma característica dos falsos mestres é a de pretender acumular dinheiro com a fé dos outros. Somente o fato de terem esta cobiça já os desacredita, para que eles sejam rejeitados pelos crentes. Pois um cristão verdadeiro deve ter como característica a modéstia de demonstrar contentamento em simplesmente ter roupa e comida (1Tm 6:8). O verdadeiro crente sabe que não levará nada material desta vida, portanto não dedica todas as suas forças a acumular bens materiais, ainda mais sabendo que a cobiça de ser rico é fonte de tentação e laço e que o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males (1Tm 6:9-10).


1Tm 6:11-14 - Foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Em contraste ao que foi dito acima, estamos diante da “boa cobiça” que deve ter todo o crente, a “cobiça espiritual” de desejar ardentemente crescer a cada dia em todas as virtudes, na obediência, na santificação, para a glória do Senhor que lhe salvou. Sobre isso disse o Senhor: bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (Mt 5:6).


1Tm 6:15-16 - À aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR. Deus Pai não pode ser conhecido nem visto por nós, por nenhuma forma presente na Criação. A única imagem digna de representar a Deus para nós é Ele mesmo na Pessoa do Deus Filho, o único Mediador, o Senhor Jesus Cristo, cuja Volta em glória vai revelar ao mundo como Ele mesmo é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Devemos, portanto, conforme o segundo mandamento, nos abster de fazer quaisquer tipo de imagens para representar a Deus, pois nenhuma é comparável a Ele e à Sua glória, que o dia da Volta de Cristo manifestará.


1Tm 6:17-19 - Manda aos ricos... que enriqueçam em boas obras. Apesar de ser mais difícil (Mt 19:23,24), Cristo também salva alguns ricos. Estes têm no Reino de Deus muitas oportunidades de usarem bem os seus recursos materiais, repartindo de boa vontade, quem sabe até financiando missionários, desde que eles coloquem toda a sua esperança no Deus que lhes dá todas as coisas, e não na incerteza das riquezas.


1Tm 6:20,21 - Guarda o depósito que te foi confiado. O pregador não é chamado a trazer novidades para a igreja, que não passam de mais ventos de doutrina (Ef 4). Ele é chamado a passar a tocha do Evangelho intacta, proclamando para sempre a mesmíssima mensagem que recebeu de quem o trouxe a Cristo, sem acrescentar, nem tirar nada. Só esse apego e essa resolução ao antigo e imutável Evangelho é que pode proteger a igreja das heresias que surgem a toda hora, proclamando falsamente trazer algum tipo conhecimento superior.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...