Quer entender a Bíblia?

segunda-feira, 9 de junho de 2008

4º PASSO – O NECESSÁRIO AFASTAMENTO

- - -
Não participes dos pecados alheios (1Tm 5:22).

O terceiro passo da disciplina deveria ser suficiente para promover o arrependimento no irmão que vimos pecar, principalmente se a igreja repetir a abordagem várias vezes. Mas é possível que nosso irmão não demonstre nenhum arrependimento pelo pecado, nem reconheça o pecado, nem se disponha a mudar o seu comportamento.
Se o terceiro passo for infrutífero, e o irmão ou irmã não der ouvidos à abordagem prescrita anteriormente, o próximo passo é considerá-lo como não-crente. Mt 18:17 diz: "se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano".

Por quê? Porque nós não sabemos se ele é crente ou não. Um crente deveria ter se arrependido após repetidas exortações. Um crente tem consciência do pecado. Ama a Deus, ama a seus irmãos, ama a igreja. Como não se arrependeria? Se a igreja não estiver sendo injusta, não se concebe um crente deixar de se arrepender. O arrependimento é o requisito mínimo para ser considerado cristão, é a porta de entrada para o Reino. Se não acontece, o estado deste crente deve ser questionado.

A igreja é formada por aqueles que se arrependem dos seus pecados e crêem em Cristo. quem não cumpre estes requisitos não pode ser membro da igreja de Cristo.

A exclusão não é por causa de nenhum pecado, mas por causa da falta de arrependimento.

O que é interrompido? O não crente não tem privilégios na igreja de cargos e opiniões, nem ministérios. Não participa da Ceia. Com o tal nem ainda comais 1Co 5:11. Não se dá muita intimidade a essa pessoa.

O que continua ou reinicia? O não-crente não pode ser considerado membro, mas deve ser visitado, aconselhado, e principalmente, assistir o culto. Ele deve ser re-evangelizado.

O que significa “entregar a Satanás”?
A expressão “entregar a Satanás” aparece em 1Co 5 e 1Tm 1:20. O propósito não é vingança ou condenação, mas simplesmente ensino: ver 1Tm 1:20 – para que aprendam a não blasfemar. E diz que isto vai salvar a alma do adúltero de 1Co 5.
Jó também foi entregue a Satanás, mas isso teve um efeito em Jó e um efeito diferente na esposa de Jó. Jó conhecia Deus de vista, mas passou a ter intimidade com Ele por causa do seu sofrimento.
Pedro foi entregue a Satanás, e nisto foi aumentada a sua fé (Lc 22:31,32).
Paulo mesmo foi entregue a Satanás: 2Co 12:7-10, e isto para que fosse santificado e permanecesse humilde.
Paulo sabia como Deus usa Satanás, é para disciplina e para reforçar a humildade nos crentes, pois quando os crentes são mais fortes quando são fracos.
Satanás é inimigo de Deus? Uma gota pode apagar um incêndio? Uma faísca pode evaporar o oceano? Deus não tem rivais. Até mesmo os ataques de Satanás são usados por Deus para santificação dos Seus filhos. Nosso Deus está no controle. Ponto final.
As vacinas são como doenças induzidas, são vírus atenuados, ou só a capa dos vírus, para que o corpo crie anticorpos. Assim é a exclusão, o expor a pessoa a Satanás, tirar a proteção da igreja, deixar que ela sinta o gosto do mundo, perder a comunhão com Deus. Isso fará com que o crente afastado odeie o pecado.
Se ele for crente certamente voltará horrorizado. Com o tempo terá nojo do estilo de vida mundano. Não aguentará ficar muito tempo fora da comunhão e das bençãos da igreja. O Espírito Santo irá incomodá-lo até não poder mais aguentar.
A exclusão é um remédio amargo para o cristão que se afastou da santidade. Mas cremos na perseverança dos santos. Um cristão confrontado biblicamente haverá de se arrepender. A igreja trata a pessoa como um incrédulo a ser evangelizado. Não deve se afastar da freqüência á igreja. Mas sem comunhão dos privilégios de crente.

A exclusão também revela os incrédulos. Os quais estavam na igreja. É triste. Mas estamos fazendo um favor a essa pessoa, dizendo a ela que não nos parece salva. Isto com o único objetivo que esta chegue a uma verdadeira experiência de conversão e salvação. Não vamos deixá-lo se enganar.

Convoca-se a igreja para que lamente e chore. Em 1Co 5:11 Paulo pergunta: “nem ao menos vos entristecestes?” A igreja deve se auto-analisar para ver se acabou falhando de alguma forma com esse indivíduo. É um processo que rasga nosso coração. Mas se amamos nosso Deus, obedecemos aos Seus mandamentos.

INTENSIFICA-SE o acompanhamento e visitação. Afinal esta é a pessoa que mais precisa.

Até quando? Enquanto há vida, a igreja continua. Deveremos cuidar dele para sempre, até que volte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...